sexta-feira, 27 de março de 2015

Benefícios da Chia e linhaça para a perca de peso.

CHIA
Benefícios
A chia é rica em ômegas 3 e 6: que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL), reduzir o colesterol ruim (LDL), atuando, assim, na prevenção das doenças cardiovasculares. É antiinflamatória, prevenindo doenças degenerativas e auxilia na regulação do sistema imunológico.
Rica em fibras: diminui a absorção de colesterol, favorece o controle da glicemia, auxilia na saciedade e aumenta também o volume do bolo fecal, regularizando o funcionamento do intestino, além de prevenir o câncer coloretal.
Rica em proteínas e minerais (como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco): que são essenciais ao funcionamento adequado do organismo.
Ajuda a emagrecer
A chia, como todo alimento rico em fibra, quando hidratada, tem a capacidade de formar gel no estômago, auxiliando na manutenção da saciedade, e consequentemente, auxiliando as dietas de emagrecimento. A capacidade da chia formar esse gel é um pouco maior do que os outros alimentos também ricos em fibras.
Quantidade recomendada
De uma a duas colheres de sopa ao dia.
Como usar
Salada, sucos, frutas no iogurte, sopas, preparo de pães, biscoitos, bolos ou no prato de comida.
Ingestão de água
Em média, oito copos de água ao logo do dia, não exatamente logo após a ingestão.
LINHAÇA
Há alguma diferença entre a linhaça dourada e a marrom?
A linhaça marrom é nativa da região mediterrânea e já está adaptada ao solo brasileiro e ao clima quente e úmido.
Ela apresenta a casca um pouco mais dura e resistente. A linhaça dourada cresce em climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom. Seu preço também é mais salgado.
Estudos demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça. Ambos possuem teores similares de nutrientes.
Benefícios
A linhaça possui os mesmos benefícios da chia, porém ainda é fonte de vitamina E (antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento precoce) e também de lignana, uma substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
A desvantagem que a linhaça tem em relação à chia, é que para possamos usufruir dos benefícios do Omega 3 e 6 que a linhaça possui, devemos triturá-la com liquidificador antes de consumir.
Já a chia, ao mastigá-la conseguimos triturá-la com os dentes, não precisando então de liquidificador. Se a linhaça não for triturada, estaremos apenas nos beneficiando com a propriedade de regular o intestino.
Ajuda a emagrecer
Como a chia e todo alimento rico em fibra, quando hidratadas, tem a capacidade de formar gel no estômago, auxiliando na manutenção da saciedade, e consequentemente, auxiliando as dietas de emagrecimento.
Quantidade recomendada
De uma a duas colheres de sopa por dia.
Maneira correta de ingerir a linhaça
Para absorver todos os nutrientes, deve ser consumida triturada. Como os ômegas se oxidam facilmente, depois de triturada, a linhaça deve ser guardada em pote bem fechado, opaco e sob-refrigeração por até três dias.
Como usar
Salada, sucos, frutas no iogurte, sopas, preparo de pães, biscoitos, bolos ou no prato de comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário