sábado, 10 de janeiro de 2015

5 Erros de dieta que anulam a queima de gordura



Erro 1: Reduzir drasticamente o consumo de calorias

Para queimar gordura precisamos criar um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que o corpo gasta no dia. Contudo, para acelerar os resultados e diminuir a perda de massa muscular, este déficit precisa ser mínimo. Do contrário, se você entrar em uma dieta severa e restringir drasticamente a ingestão de calorias do dia para a noite, os resultados poderão ser desastrosos…

No começo, você vai se sentir cansado, sem muita paciência para tarefas mentais, e até mal humorado, já que os níveis de açúcar no sangue cairão entre uma refeição e outra. Conforme você insiste na restrição drástica de calorias, o corpo começará a se sentir ameaçado e, em vez de queimar gordura como fonte de energia, vai começar a preservá-la para emergências futuras. Isto em combinação a outras atividades como treino e aeróbicos, forçarão seu corpo a usar massa muscular como combustível em vez da gordura. Em outras palavras, um cenário que precisamos evitar a qualquer custo.

Uma abordagem muito mais efetiva seria reduzir discretamente o consumo de calorias. Para começar, experimente apenas ingerir 500 calorias a menos do que você está ingerindo no momento. Por exemplo, se você consome 3000 calorias por dia, então a meta seria consumir apenas 2500.

Esta redução de 500 calorias já funciona para queimar gordura e manter massa muscular para a maioria das pessoas (considerando que você treina pesado e faz aeróbicos). Contudo, após algumas semanas, verifique seus resultados com a ajuda do espelho e fita métrica, e faça outra redução discreta se for necessário (se você não ver resultados).

Erro 2: Petiscar entre as refeições

Ok, você já sabe que precisa ingerir menos calorias para queimar gordura. Mas será que você sabe exatamente quantas calorias estão entrando no seu corpo ?
Muitas pessoas até seguem a dieta a risca e registram quantas calorias estão sendo ingeridas, mas atiram no próprio pé ao “contrabandear” calorias que elas pensam não fazerem diferença. Isto geralmente acontece ao petiscar porcarias com o pensamento do “só um pouco não tem problema”.
porcarias Lembre-se, se você tem um número de calorias que você não pode ultrapassar (digamos 2500 calorias), não há lugar para “um pouco” de porcaria. E devido a maioria dos alimentos que fazem as pessoas fugirem da dietas serem altamente calóricos, estes “poucos” geralmente são o suficiente para anular os resultados e, em alguns casos, até gerar acúmulo de gordura.

Erro 3: Consumir calorias líquidas

Uma das maneiras mais fáceis de acelerar a queima de gordura é cortar todas as bebidas açucaradas da dieta (refrigerantes, águas “saborizadas”, energéticos, etc…). Se você parar de consumi-las, sem mudar nada na dieta, já será possível ver uma queda nos níveis de gordura – às vezes uma queda significativa.

Isto não vai chocar ninguém, a maioria das pessoas sabem que a sua Coca-Cola de cada dia é lotada de açúcar. E mesmo assim, muitos ainda encontram uma desculpa para continuar tomando (talvez usando a regra do “só um pouquinho não tem problema”). Mas se era por falta de aviso, aqui vai: se você quer queimar gordura algum dia, você precisa eliminar esse tipo de bebida da sua dieta. Não só pela perda de peso, mas pela sua saúde também.

E falar em saúde, muito cuidado com bebidas que usam a máscara do “saudável”. Sucos naturais de caixinha podem ter tanto açúcar quanto refrigerantes, e mesmo que eles sejam “ricos” em vitaminas e minerais, não há lugar na sua dieta para esse tipo de bebida. Quer os benefícios da fruta ? Então coma!

Erro 4: Não consumir gorduras saudáveis

As gorduras são vistas por muitos como um mal a ser evitado. Porém, as coisas não são tão simples assim, e elas são uma parte essencial de uma dieta saudável, especialmente para quem quer perder gordura.

Gorduras saudáveis, como aquelas encontradas em peixes, nozes, e em algumas frutas, são responsáveis por uma gama considerável de efeitos positivos no corpo. Alguns você pode sentir imediatamente, como saciedade e controle do apetite. Outros efeitos serão percebidos apenas através do tempo, como controle de hormônios como testosterona e hormônio do crescimento, que direta e indiretamente, influenciarão na queima de gordura.

Erro 5: Não fazer dieta

Sim, isso mesmo. Muitas pessoas ainda subestimam a influência da dieta na queima de gordura e preferem focar seus esforços em outras coisas, como aeróbicos, métodos milagrosos, suplementos, pílulas mágicas, etc… Enquanto a ferramenta mais poderosa e efetiva na perda de gordura, é e sempre será, a dieta.

Não me entenda mal, aeróbicos, suplementos, e alguns métodos podem favorecer a queima de gordura, mas nada disso será útil se a dieta não estiver de acordo. Então, se você estiver depositando a maior parte dos seus esforços em qualquer coisa que não seja a dieta, saiba que as chances de você fracassar são bem grandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário