sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Tudo sobre gordura trans


O que são as gorduras trans?
As gorduras trans são um tipo de gordura presentes naturalmente em alguns alimentos, tais como produtos lácteos e produtos de origem animal. No entanto, o mais comum é serem adicionadas artificialmente nos alimentos processados, através do processo de hidrogenação. As gorduras trans podem ser encontradas em alimentos como margarinas, bolachas, cereais e pães processados, bolos, doces, batatas fritas e manteiga de amendoim.

O processo de hidrogenação ou hidrogenação parcial acontece quando os fabricantes de alimentos adicionam, artificialmente, hidrogénio em gorduras insaturadas, transformando-as em gordura trans. Este processo visa diminuir a sensibilidade do alimento ao calor, proporcionar maior estabilidade aos alimentos e melhorar o seu sabor e textura. Como consequência, o prazo de validade do alimento é aumentado. É graças a este processo que as gorduras líquidas (ex: margarina) se mantêm sólidas à temperatura ambiente.

O problema da hidrogenação
A hidrogenação é, obviamente, benéfica para a indústria da alimentação, pois melhora o sabor dos alimentos, aumenta a sua capacidade de se manter fresco e diminui o custo do produto (a gordura trans é mais barata do que outros tipos de gorduras). Ninguém está interessado em produzir bolachas caras com poucos dias de validade!

O problema é que a investigação científica descobriu que as gorduras trans têm acções adversas sobre o perfil lipídico (aumento das partículas densas de LDL, o chamado colesterol “mau”), os marcadores inflamatórios e a função endotelial [*1], [*2]. Estes fatores podem resultar, eventualmente, em doenças cardíacas. É, por isso, importante evitar consumir alimentos ricos neste tipo de gordura.

Existe uma quantidade diária recomendada para as gorduras trans?
Não existe um consumo diário recomendado de gorduras trans. A eliminação total de gorduras trans da dieta seria difícil, uma vez que ela está naturalmente presente em alguns alimentos, ainda que em pequenas quantidades. No entanto, sugere-se que o seu consumo seja tão reduzido quanto possível, uma vez que parecem não trazer qualquer tipo de benefício.

A melhor maneira de limitar a ingestão de gorduras trans é reduzir a quantidade de alimentos pré-embalados e processados.

Como saber se um produto contém gorduras trans?
A maneira mais simples é ler a informação nutricional do produto. Se o rótulo listar qualquer uma destas expressões, o produto contém gorduras trans: óleo hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, gordura vegetal hidrogenada ou parcialmente hidrogenada.

A parte complicada é que alguns produtos podem conter pequenas quantidades de gorduras trans, mas não fazer menção a isso no rótulo. Isso acontece porque é permitido aos fabricantes de alimentos não listarem a gordura trans se esta for inferior a 0,5g por dose.

Conclusão
Uma vez que as gorduras trans são encontradas naturalmente em muitos alimentos, é muito difícil eliminar totalmente todas as gorduras trans na dieta. Procure, no entanto, reduzir o seu consumo ao mínimo.

Para isso, reduza a ingestão de alimentos industrializados, tanto quanto possível. Procure consumir alimentos que não contêm gorduras ou óleos parcialmente hidrogenados ou hidrogenados. Não coma nada que a sua bisavó não reconhecesse como alimento na prateleira de um supermercado.

REFERÊNCIAS OU NOTAS:

[*1] – Lopez-Garcia, E., Schulze, M. B., Meigs, J. B., Manson, J. E., Rifai, N., Stampfer, M. J., et al. (2005). Consumption of trans fatty acids is related to plasma biomarkers of inflammation and endothelial dysfunction. J Nutr, 135(3), 562-566 (LINK)

[*2] – Mozaffarian, D., Rimm, E. B., King, I. B., Lawler, R. L., McDonald, G. B., & Levy, W. C. (2004). trans fatty acids and systemic inflammation in heart failure. Am J Clin Nutr, 80(6), 1521-1525 (LINK)


Fonte:http://logon.prozis.com/pt/category/nutricao/alimentacao-nutricao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário