quinta-feira, 11 de julho de 2013

Treino X Proteína.

POR Prof. Bráulio França Mendes
Antes de falarmos dessa relação, devemos abordar a necessidade protéica de uma pessoa sedentária. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a ingesta diária de proteína deve ser de 0,8g por quilo de peso corporal por individuo ou seja ela é baixa e fácil de ser atingida pela alimentação.
Por exemplo 100g de peito de frango pronto para o consumo tem mais ou menos 32g de proteína, portanto uma pessoa que faz 3 ou 4 refeições diárias consegui atingir essa meta.
Contudo quando falamos de pessoas praticantes de atividade física o contexto muda uma vez que a necessidade diária pode aumentar dependendo da atividade praticada e o grau de intensidade e volume do treinamento ou maior, maior será a necessidade de proteína.
Para se ter uma idéia um homem sedentário com boa saúde, o catabolismo ou degradação de proteínas é de 300g dia aproximadamente segundo James (1976), mas 80% dessas proteínas são reutilizadas e promovem o anabolismo. Já os outros 20% são perdidos e devem ser repostos pela alimentação.
Agora a pergunta que fazemos é se, uma pessoa ativa ou atleta amador tem uma necessidade maior de proteínas diariamente? A resposta é sim! Existem vários estudos que mostram essa necessidade sendo um deles, Lemon (1997), mostrou que um esforço aeróbio de uma hora induz a eliminação de 29 g. de proteína quando for de intensidade moderada e se for mais intenso 45g de proteínas são eliminadas.
A proteína é responsável pela formação do nitrogênio muscular. Dessa proteína muscular, 1/3 é de BCAAs e 2/3 de Glutamina. Seria impossível repor essa perda quando treinamos sem a ingesta de proteínas.
Devido à vida moderna e seus afazeres muitos praticantes de atividade física não tem tempo para comer direito, assim o uso de suplementos fica adequado. A Performance Nutrition desenvolve suplementos de altíssima qualidade a fim repor essa perda com a atividade física.
Temos uma gama de proteínas para todos os momentos e necessidades dos praticantes de atividade física tais como Pepto Fuel indicado para uma reposição mais rápida de proteínas e aminoácidos logo após os treinos e quando acordamos pois nesses dois momentos estamos em catabolismo e precisamos o quanto antes nos recuperarmos.
A IsoWhey também é super indicada para esse momento pois ela esta um nível abaixo do Pepto Fuel que possui 100% de Whey hidrolisada. Temos também os BCAAs tais como o BCAA Science 1000 tablets, o BCAA Science 500 mastigáveis que são uma delícia, além do Amino Science Liquid 2222g que são imprescindíveis na recuperação e desempenho.
Já para os períodos longos sem ingesta protéica recomendamos o uso de caseína e para isso temos Bio Casein com 100% de caseína micellar que ao contrário de que muitos pensam não é somente uma proteína anti catabólica e também é anabólica sendo ela a principal proteína do leite.
Se existe uma ingesta ideal diária de proteínas ela é adaptável a cada indivíduo dependendo do seu peso corporal magro e tipo ou modalidade que pratica. Nunca exagere no consumo de proteínas. Consulte um nutricionista ou médico nutrólogo sempre!
fonte: mdlatino.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário