terça-feira, 18 de dezembro de 2012

BENEFÍCIOS DA CARNE DE SOJA

Segundo uma tabela de composição química dos alimentos da Universidade Federal de São Paulo, 100g de soja em grão contêm 36,5g de proteína. Já em 100g de carne (contra-filé) há 19g de proteína. Mais um ponto para a soja!

"A vantagem de se utilizar a carne de soja em relação às carnes em geral está no baixo conteúdo de gorduras do alimento, pois a gordura presente é predominantemente poliinsaturada; na ausência de colesterol, que só está presente em alimentos de origem animal; no alto teor de fibras e no excelente conteúdo de proteínas. A única desvantagem fica por conta do baixo teor de vitamina B12 e ferro, que são encontrados em abundância nas carnes vermelhas", explica a nutricionista Thaís Seabra.
.
Além da carne e do leite de vaca, a soja também pode substituir outros alimentos. "O grão pode ser usado como alternativa ao feijão, em saladas ou ainda torrado, para ser servido como aperitivo", sugere Flávia Morais. Segundo ela, existe uma quantidade mínima de soja consumida para que se possam notar os efeitos sobre a saúde: 100g, no mínimo três vezes na semana.


DICAS DE CONSUMO

.
E quem não suporta o gosto da soja? O ideal é consumir alimentos que já venham com uma pitada de soja. Existe sucos à base de soja com sabor de frutas, barrinhas de cereal e pães integrais enriquecidos com soja, dentre outros ingredientes. Antes de começar a montar seu cardápio com soja, não se esqueça: por mais que seja fonte de uma porção de nutrientes e de hormônios benéficos à saúde, ela não faz milagres sozinha. O consumo, segundo as nutricionistas, deve estar associado a uma boa qualidade de vida, com exercícios regulares e alimentação equilibrada. É essa associação de fatores que vai fazer toda a diferença.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário