segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


A importância da vitamina C



Desde a sua descoberta em 1932, a vitamina C tem estado debaixo do olhar dos cientistas. Mesmo antes de ser descoberta, os especialistas em nutrição reconheciam que havia qualquer coisa nas frutas do género Citrus que prevenia o escorbuto, doença que causa a hemorragia das gengivas e feridas que não cicatrizam. O escorbuto matou cerca de 2 milhões de marinheiros entre 1500 e 1800. Em 1970, Linus Pauling, Nobel da Química em 1954, promoveu megadoses de vitamina C (o equivalente a 12 a 24 laranjas) como forma de prevenir resfriados e algumas doenças crônicas.

Não havia dúvidas de que a vitamina C desempenhava um papel importante no controlo de infecções. Além disso, é um poderoso antioxidante que pode neutralizar a ação maléfica dos radicais e ajuda na fabricação de colagênio  uma proteína necessária para ter ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos saudáveis.

Propriedades rejuvenescedoras

Uma recente investigação publicada no Cell Stem Cell mostrava que a vitamina C pode ser um componente muito importante na reprogramação das células envelhecidas, tornando-as mais novas. Ao activar determinados genes, tornava-se possível reprogramar as células para estas rejuvenescerem. A investigação realçou o papel da vitamina C como agente anti-envelhecimento .

Qual a quantidade de vitamina C que preciso?

Apesar dos muitos estudos que se têm debruçado sobre a vitamina C, ainda não há muito consenso sobre a quantidade diária certa que se deve ingerir. O Instituto de Medicina recomenda um consumo diário de 90 miligramas de vitamina C para homens e 75 mg para mulheres (recomenda-se que os fumadores ativos consumam 110 mg de vitamina C). Parece haver consenso de que o limite máximo está nos 2 gramas diários.
Fontes de vitamina C: cidra, laranja, limão, tangerina, pimentão vermelho e verde, tomates, brócolis e espinafres. Muitos cereais matutinos também contêm vitamina C.

REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Carpenter KJ. The history of scurvy and vitamin C. Cambridge: Cambridge University Press, 1986 (LINK)
[*2] – Na Química, radicais são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo com electrões altamente instáveis que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte das células.
[*3] – Institute of Medicine, Dietary reference intakes for vitamin C, vitamin E, selenium, and carotenoids, Washington, DC: National Academy Press, 2000 (LINK)
[*4] – Esteban et. al.Vitamin C Enhances the Generation of Mouse and Human Induced Pluripotent Stem Cells, Cell Stem Cell Vol. 6 – Issue 1 – págs. 71-79, Dezembro 2009 (LINK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário